Suspensão - CEZAUTO Centro Automotivo

Ir para o conteúdo

Menu principal:


SUSPENSÃO



O sistema de suspensão tem uma função importantíssima no automóvel. É ela que absorve por meio dos seus componentes todas as irregularidades do solo e não permite que trancos e solavancos cheguem até os usuários. Também é responsável pela estabilidade do automóvel.

Os principais componentes do sistema de suspensão são:

Molas;
Amortecedores;
Barras estabilizadoras;
Pinos esféricos (pivôs);
Bandejas de suspensão;

Buchas, coxins, batentes e outros provenientes de borracha.

Sem as molas e os amortecedores que permitem a movimentação controlada do sistema, o desconforto seria muito grande, principalmente em pisos irregulares. Isso sem falar na vida útil do veículo, que diminuiria muito com os fortes impactos sofridos.

No automóvel podem vir a causar trincas na sua estrutura, que praticamente comprometeria todo o veículo. Outro problema seria aqueles incômodos ruídos do painel do automóvel, que com a vibração e os impactos sofridos, aumentariam em muito.

Molas e amortecedores trabalham em conjunto. A mola absorve os impactos sofridos pelas rodas e os amortecedores seguram a sua distensão brusca, evitando oscilações no veículo.

O trabalho contínuo do amortecedor provoca o seu desgaste como em qualquer outra peça. Sendo assim, quando a vida útil do amortecedor terminar, troque-os. O desgaste de um amortecedor é normal com o passar do tempo, pois os constantes atritos das peças em movimento acabam desgastando e criando folga entre as partes móveis que compõem o amortecedor.

Veja a animação técnica de como funciona um sistema de suspensão.

<<< Veja no vídeo ao lado a animação técnica do funcionamento de um sistema de suspensão.

É bom lembrar, embora a vida útil de um amortecedor seja bastante longa, faça uma revisão a cada 40.000 quilômetros ou quando sentir alguma anomalia no amortecimento do veículo.

Sinais de vazamento e excesso de oscilações no veículo indicam que os amortecedores já estão vencidos.

Quando for fazer uma troca de amortecedores, utilize sempre novos. Jamais coloque um amortecedor "recondicionado" no seu veículo.  Clique aqui e saiba por quê?

A CEZAUTO tem uma equipe altamente qualificada para avaliar, diagnosticar e reparar os componentes da suspensão do seu carro.

 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal